Por que há diferenças tão grandes de uma cultura para outra?
Assistindo a Copa do Mundo, é possível perceber uma pequena parcela do que é a realidade.
Nas oitavas de final, três jogos me chamaram a atenção. Em EUA e Gana, a equipe africana saiu na frente logo no começo do jogo, e os norte americanos trataram de buscar o empate, que só ocorreu no segundo tempo. Pensei, como os EUA jogam melhor eles devem passar a frente logo. Porém, o que ocorreu foi o oposto. Gana voltou a marcar em um erro do zagueiro americano. Um balde de água fria? Que nada. Os americanos buscaram o empate até, literalmente, o último minuto.
Outro jogo foi Japão e Paraguai. Eu torcia para o Japão, porém sabia que o Paraguai tinha uma equipe melhor. No entanto, o que eu vi foi um jogo disputado até os últimos minutos. Como o jogo foi 0 a 0, a partida foi para a prorrogação. Novamente pensei, tradicionalmente os times que vão para a prorrogação tendem a reduzir o ritmo do jogo. Novamente me enganei. Os japoneses correram até o último minuto da prorrogação como se tivessem 10 minutos de jogo.
Por fim, assisti o jogo de Portugal e Espanha. Os espanhóis marcaram no segundo tempo, e após o gol, Portugal ficou apático em campo. Achei um absurdo os espanhóis tocando a bola no campo de Portugal e os portugueses não tomavam a iniciativa de roubar a bola. Os comentaristas da Globo diziam que Portugal sofrera com o gol.
Será que isto é reflexo de aspectos culturais. Ou seja, a busca de forma dedicada por parte de uma equipe, mesmo sabendo de suas limitações eles se entregam inteiramente na busca dos objetivos, chegando a transformá-los em ideais. Normalmente, quando assisto a jogos assim (de times europeus) é comum ver a torcida do time derrotado aplaudindo os jogadores, pois, eles percebem que apesar de não terem vencido o time se esforçou ao máximo.
Já no Brasil o mais comum é ver a torcida vaiando os jogadores, xingando a mãe do juiz, e as vezes até, vira de costas para o jogo ou grita olé para o adversário. Será que a culpa é dos jogadores, dos torcedores ou dos dois, uma vez que esta é uma questão cultural?
Não sei a resposta para isto, mas se for uma questão cultural uma boa pergunta para deixar no ar é:
Será que dá para mudar isso? Como?
Vc é um gatinho!
ResponderExcluir